Skip to content

Planejamento empresarial: o que é e como fazer?

Planejamento Empresarial

Compartilhe nas redes!

Ter um bom planejamento empresarial é o primeiro passo para garantir que seu negócio crescerá sem encontrar obstáculos imprevistos pelo caminho!

Planejar é algo intrínseco à vida, afinal de contas, do momento em que tomamos consciência da nossa própria existência, passamos a tramar nosso futuro e a maneira como queremos que ele se concretize. Sendo assim, podemos dizer que uma empresa não é tão diferente da nossa vida, uma vez que ela tem um início, um momento de consciência, a fase de planejamento empresarial e, se quisermos que não tenha um fim, se torna necessário intensificar os esforços nessa última etapa.

Portanto, hoje, como uma maneira de garantir que o seu negócio se perpetue por muito e muito tempo, falaremos sobre o planejamento empresarial de uma maneira simples, mas que seja capaz de exprimir sua importância e validade enquanto ferramenta estratégica corporativa.

O que é o planejamento empresarial?

É uma solução há muito tempo conhecida que, hoje, integra o rol de estratégias corporativas com o intuito de definir o objetivo do negócio e traçar metodologias ágeis e específicas para possibilitar crescimento a curto, médio e longo prazo.

Ou seja, tendo em vista que todos os empreendimentos têm algum propósito de existência, o planejamento empresarial se apresenta como uma maneira de encurtar caminhos, uma estratégia simples, porém efetiva, que visa:

  • Facilitar o processo de gestão;
  • Alcançar resultados concisos com maior velocidade;
  • Auxiliar no processo de tomada de decisões;
  • Viabilizar a compreensão de possíveis cenários que podem ser apresentados como realidade para o empreendimento ao longo do tempo.

Apesar de parecerem poucas vantagens, tê-las pode representar a diferença entre manter o funcionamento saudável e fechar as portas de maneira definitiva por problemas que poderiam ter sido compreendidos e solucionados de maneira eficaz com mínimo esforço.

Posto isso, vale ainda dizer que a técnica se divide em três vertentes complementares:

  • Planejamento empresarial estratégico;
  • Planejamento tático; e
  • Planejamento operacional.

Mesmo com todas as diferenças entre os tipos de delineamento, ao final, todos comporão um único objetivo que deverá ser seguido pela empresa.

Uma contabilidade pode ajudá-lo a efetivar as estratégias definidas no seu planejamento empresarial?

É claro que há uma visão muito limitadora quanto a atuação do setor contábil no âmbito da gestão empresarial, uma vez que se imagina a contabilidade apenas como uma maneira de manter em ordem as questões fiscais, financeiras e trabalhistas, deixando de lado as estratégias de crescimento,  bem como a identificação de possíveis melhorias no empreendimento.

Dessa maneira, tendo em vista que a contabilidade é, acima de tudo, uma ciência que tange, também, a administração empresarial, é válido afirmarmos que ela não apenas é capaz de auxiliar no processo de construção do seu planejamento como facilitará o processo de alcance dos seus objetivos por meio da simplificação do seu dia a dia.

Então, deixe de lado as limitações impostas e perpetuadas pelo pré-conceito da contabilidade como um “mal necessário” e se dê a chance de ter um negócio saudável e que cresce com velocidade acelerada à medida que soluções são criadas especificamente para o seu caso.

Quer entender melhor como eu e minha equipe podemos ajudar você a crescer com total compliance? Basta clicar agora mesmo no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela e conhecer todas as nossas soluções!

Estamos esperando por você.

Classifique nosso post
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Não deixe para amanhã o erro que pode te fazer…
Quer trocar de contador?