Planejamento empresarial: o que é e como fazer?

Ter um bom planejamento empresarial é o primeiro passo para garantir que seu negócio crescerá sem encontrar obstáculos imprevistos pelo caminho!

Planejar é algo intrínseco à vida, afinal de contas, do momento em que tomamos consciência da nossa própria existência, passamos a tramar nosso futuro e a maneira como queremos que ele se concretize. Sendo assim, podemos dizer que uma empresa não é tão diferente da nossa vida, uma vez que ela tem um início, um momento de consciência, a fase de planejamento empresarial e, se quisermos que não tenha um fim, se torna necessário intensificar os esforços nessa última etapa.

Portanto, hoje, como uma maneira de garantir que o seu negócio se perpetue por muito e muito tempo, falaremos sobre o planejamento empresarial de uma maneira simples, mas que seja capaz de exprimir sua importância e validade enquanto ferramenta estratégica corporativa.

O que é o planejamento empresarial?

É uma solução há muito tempo conhecida que, hoje, integra o rol de estratégias corporativas com o intuito de definir o objetivo do negócio e traçar metodologias ágeis e específicas para possibilitar crescimento a curto, médio e longo prazo.

Ou seja, tendo em vista que todos os empreendimentos têm algum propósito de existência, o planejamento empresarial se apresenta como uma maneira de encurtar caminhos, uma estratégia simples, porém efetiva, que visa:

  • Facilitar o processo de gestão;
  • Alcançar resultados concisos com maior velocidade;
  • Auxiliar no processo de tomada de decisões;
  • Viabilizar a compreensão de possíveis cenários que podem ser apresentados como realidade para o empreendimento ao longo do tempo.

Apesar de parecerem poucas vantagens, tê-las pode representar a diferença entre manter o funcionamento saudável e fechar as portas de maneira definitiva por problemas que poderiam ter sido compreendidos e solucionados de maneira eficaz com mínimo esforço.

Posto isso, vale ainda dizer que a técnica se divide em três vertentes complementares:

  • Planejamento empresarial estratégico;
  • Planejamento tático; e
  • Planejamento operacional.

Mesmo com todas as diferenças entre os tipos de delineamento, ao final, todos comporão um único objetivo que deverá ser seguido pela empresa.

Uma contabilidade pode ajudá-lo a efetivar as estratégias definidas no seu planejamento empresarial?

É claro que há uma visão muito limitadora quanto a atuação do setor contábil no âmbito da gestão empresarial, uma vez que se imagina a contabilidade apenas como uma maneira de manter em ordem as questões fiscais, financeiras e trabalhistas, deixando de lado as estratégias de crescimento,  bem como a identificação de possíveis melhorias no empreendimento.

Dessa maneira, tendo em vista que a contabilidade é, acima de tudo, uma ciência que tange, também, a administração empresarial, é válido afirmarmos que ela não apenas é capaz de auxiliar no processo de construção do seu planejamento como facilitará o processo de alcance dos seus objetivos por meio da simplificação do seu dia a dia.

Então, deixe de lado as limitações impostas e perpetuadas pelo pré-conceito da contabilidade como um “mal necessário” e se dê a chance de ter um negócio saudável e que cresce com velocidade acelerada à medida que soluções são criadas especificamente para o seu caso.

Quer entender melhor como eu e minha equipe podemos ajudar você a crescer com total compliance? Basta clicar agora mesmo no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela e conhecer todas as nossas soluções!

Estamos esperando por você.

Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Veja também

Estratégia de preços: transforme turistas em clientes!

Utilize essas 5 dicas de estratégia de preços e transforme turistas em clientes sem precisar…

Controle de estoque: um plot twist para gerenciar seu negócio!

O plot twist empresarial: faça das suas maiores preocupações com o controle de estoque uma…

Redução de custos emergencial e consciente para o seu negócio!

Como fazer uma redução de custos emergencial sem prejudicar o funcionamento da sua empresa? Vamos…